• Com a presente UC, familiariza-se o aluno com as técnicas de investigação das ciências sociais em geral, dando exemplos dirigidos às questões comerciais. Igualmente, proporciona-se ao aluno uma visão global relativamente ao âmbito, à importância e às virtualidades da análise de dados em Ciências Sociais. De forma complementar, dota-se o aluno de conhecimentos básicos em SPSS, que lhe permitam uma utilização de técnicas estatísticas adequadas ao tratamento da informação, de acordo com os objectivos que se pretende e o tipo de dados disponíveis. Finalmente, potencia-se no aluno a autonomia, a criatividade e o rigor metodológico, qualidades essenciais àinvestigação e à análise de dados, em Ciências Sociais.

     

  • Esta Unidade Curricular tem como objectivo estudar os processos e fenómenos individuais e colectivos numa perspectiva de interdisciplinaridade, nomeadamente recorrendo a áreas como a Psicologia a Sociologia e o Marketing. Igualmente, analisa as actividades dos vários actores que contribuem para os processos de compra e consumo, bem como tenta compreender as dinâmicas que se estabelecem entre o comportamento do consumidor e a gestão de marketing. Finalmente, procura interpretar as tendências sociológicas e psicológicas associadas ao consumo, em particular de bens agro-alimentares, ao mesmo tempo que explora e explica os elementos que motivam o consumidor a comprar.