A unidade curricular de Escola e Património Artístico tem como objectivo abordar o conceito de património cultural, analisando a sua interpretação ao longo da história e questionando a importância que o mesmo tem adquirido para a sociedade actual.

O património cultural, como base para a construção da memória e identidade individual e colectiva, assume-se como importante tema a desenvolver no domínio da Educação Artística. Cabe à escola assegurar a compreensão, valorização e preservação do património cultural entre as gerações mais novas, assumindo-se assim o seu estudo como indispensável componente na Educação Artística nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico.

Neste sentido, o património é abordado nas suas diferentes vertentes, tangível e intangível, e lido como importante factor de civilidade e identidade, agente educacional, agente promotor de cultura, entre outros.

É efectuada uma análise dos diversos domínios desta temática, abordando o património urbano, edificado, arqueológico, natural, paisagístico, rural, etnográfico e museológico. A análise apoia-se na observação de exemplos do património português classificado e, ainda, sempre que pertinente, recorre-se à investigação de casos do património cultural local.
Escreva aqui um parágrafo que explique de forma concisa e interessante o que esta disciplina é.